A importância de uma alimentação saudável no período de gestação

No período de gestação todo cuidado é pouco, e quando se fala de alimentação saudável então nem se fala! Porque a importância de um acompanhamento profissional e uma refeição cheia de nutrientes?

Afim de ajudar as mamães de primeira viagem e leitoras do blog fomos pesquisar e saber um pouco mais sobre esse assunto que causa tanta dúvida e muitas vezes é deixado de lado.

Com ajuda da nossa querida nutricionista, Maria Cristina Câmara, vamos falar um pouco sobre a importância de ter que se alimentar bem no período de gestação e  seus cuidados.

Todos nós sabemos que o período gestacional não é a ocasião de cuidar apenas de você, mas de uma vida que está por vir. Desse modo, precisamos pensar o que é necessário de nutrientes e provenientes do que você se alimenta para que seu bebê tenha uma boa formação.

alimentacao_gravida_1

O primeiro trimestre é um período de bastante cuidado e alerta, pois ele é repleto de modificações devido à sua intensa divisão celular e o estado nutricional pré-gestacional da mãe passa a interferir na saúde do embrião. Por isso, muita atenção, futuras mamães!

Já no segundo e terceiro trimestres, o meio externo que influenciará na condição nutricional do feto. Para o desenvolvimento normal serão determinantes: o ganho de peso adequado, a ingestão de energia e nutrientes, o fator emocional e o estilo de vida.

A necessidade de se alimentar “bem” não condiz com o fato de ter que exagerar na alimentação ou deixar “os desejos de mamãe” tomarem de conta e substituírem o lugar dos nutrientes.

As gestantes são susceptíveis a inadequação nutricional, pelo aumento da demanda de energia, macro e micronutrientes, que ocorrem durante a gravidez. O ganho de peso excessivo durante o período gestacional e iniciar esse período com sobrepeso ou obesidade são fatores de risco importantes para complicações clínicas, principalmente no final da gestação, como diabetes e hipertensão, os quais são duas a seis vezes mais prevalentes em mulheres com excesso de peso (Manson, 1995).

gestante-veg

Por isso a importância de uma avaliação de estado nutricional antes e durante da gravidez. O acompanhamento durante todo esse período de gestação irá ajudar a promover os nutrientes necessários para a mãe e o filho e auxiliar/manter o ganho de peso adequado evitando complicações.

Dica da nutri Maria Cristina Câmara: Outro fator importante é a realização de exercícios físicos que aliado a uma boa alimentação pode auxiliar na redução do risco de desenvolver diabetes gestacional e contribuir para um ganho de peso saudável. Procure um bom educador físico e sinta-se melhor fisicamente e psicologicamente!

E ai, mamães! Gostaram de aprender um pouco mais sobre a necessidade de se alimentar bem?! Viram sua importância?!

Contato: Nutricionista Maria Cristina Câmara – (85) 8846.4265

More about nteixeira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *