A Laís vai para a creche! [Diário da Mamãe 2.0]

O título já diz quase tudo. Quase porque ele não diz o que representa a decisão de matricular a Laís na creche e todas as emoções que a envolvem. A pequena tem 1 ano e 4 anos (completa mais um mês de vida no próximo dia 17) e agora, depois de muitas conversas com o Rafa (pai da Lalá), com outras mães que levaram seus filhos mais cedo ou na mesma idade, com a pediatra dela, analisamos pontos positivos e “negativos” e decidimos pelo ingresso dela na escola a partir do próximo semestre.

WhatsApp-Image-20160610 (2)

E porque Natália? Bem, é quase unânime os dois pontos que considero mais importantes. Primeiro, que a criança se desenvolve mais, fica mais independente, blábláblá. E a segunda coisa é que ela adoece mais, isso é fato. Ok, considerando que nós temos uma pessoa boa, de confiança, que nos ajuda a estimular a pequena e cuida muito bem dela na nossa ausência, e também que a Laís é uma bebê considerada dentro da sua idade em relação ao desenvolvimento, está dentro das curvas de crescimento e que ela se alimenta muito bem em casa (muitas vezes, quando o bebê não come bem, isso é um motivo para os pais levarem para as escolas, pois lá são estimulados o tempo todo e ficam na companhia de outras crianças que comem), o que nos levou a tomar a decisão foi que a casa está ficando pequena pra ela. Não estou falando de espaço físico, mas de possibilidades, de experiências, de explorar o novo. A Lalá é uma criança muito ativa e esperta, que responde o tempo todo aos nossos estímulos e aprende fácil o que a gente ensina. Acho que todo bebê estimulado e acompanhado de perto é assim.

Quando ela fez 1 ano, em janeiro, matriculei na natação no Vida Infantil. As primeiras semanas foram de adaptação de mãe e filha. Apesar de ela gostar muito da piscina, resistia a Tia Kris, quem dá a aulinha. Para nós, foi fácil perceber que ela só aceitava a mamãe, o papai e a Tati (a babá). E isso pra ela não era bom, mas respeitamos o tempo dela pra que sentisse segurança com novas pessoas. Hoje, seis meses depois, ela adora a aula e a tia, confia e se sente segura.

E assim a gente espera que aconteça na creche. Que além dos amiguinhos do condomínio, ela também reconheça nas novas crianças, companheiros de uma rotina compartilhada com muito aprendizado.

Depois de decidir que nosso bebê vai para a creche, vem mais uma novela na cabeça. Em qual matricular? Afinal, são muitas escolas com propostas semelhantes e interessantes. Bem, vou compartilhar sobre os nossos critérios que nos levaram a decidir pela Vila Criança, onde ela entrará no Infantil 1. Desde que meu afilhado Davi começou a estudar lá, aos 2 anos e meio, a gente frequenta a escolinha, para as festinhas comemorativas ou mesmo para visitá-lo em alguma atividade e no dia do seu aniversário. Nessas visitas, sempre nos encantamos com a forma em que eles lidam com as crianças, com o cuidado e o carinho na preparação das festinhas, mas pelo significado que a escola dá à elas. O estímulo a dança, música, teatro entre muitas criatividades campanhas sempre em temáticas interessantes e chamativas para a criançada. Pois é, verdade que é um super ponto positivo levar a Lalá para a mesma creche que o priminho estuda, mas além disso, a creche tem um preço super justo e fica bem perto da minha irmã, o que facilita bastante.

Em resumo, o que avalio como pontos fundamentais para a escolha:

  1. Proposta pedagógica
  2. Limpeza e alimentação das crianças
  3. Localização
  4. Preço da mensalidade

Na semana passada visitamos a creche e levei a Laís para conhecer (contei no Instagram @mamae2ponto0). Ela se encantou com as crianças, dançou, brincou e ficou um tempo com uma das futuras “tias”da sua turma. No pouco tempo em que ela acompanhou sua turminha, percebi que é bem provável que a adaptação seja mais minha do que dela.

WhatsApp-Image-20160610

Bem, e vamos em frente. Errando, acertando, sempre tentando ser o melhor pra eles. E lá vamos nós para uma nova etapa da vida. Amanhã começa e aos poucos vamos nos acostumando. Vai dar certo! Como sempre digo. Na maternidade, não existe uma receita de bolo que a gente segue e pronto, fica tudo lindo. Cada família faz suas escolhas pra tentar ser feliz dentro da sua realidade. Por aqui, a gente tenta isso todo dia! Por enquanto muita coisa tem dado certo. O importante é estar consciente das suas escolhas.

A gente conta sobre os primeiros dias dela na creche lá no SNAPCHAT CASAMENTO2.0 e no @mamae2ponto0. Contem pra gente também como foi a experiência de vocês com a entrada dos pequenos na escola. A gente quer saber!

Um beijo em vocês!

More about nteixeira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *