Depois de passar por todo o processo de gestação e nascimento do bebê, as obrigações de mãe vão só crescendo e exigindo um cuidado maior. Quando o bebê já começa a desenvolver todo o lado sensitivo e imaginário, tendo suas primeira noções básicas de conhecimento da vida, a disciplina já pode começar a ser trabalhada.
Um dos primeiros e importantes pontos que a maioria dos pais gostam muito de fazer com seus filhos é a velha e divertida contação de histórias. Ela ajuda bastante no incentivo futuro à leitura, pois a cada historinha diferente a criança vai despertando um ar de curiosidade e gostinho de quero mais, fazendo que essa atividade se torne repetitiva até o dia em que ela mesma vai querer ler sua própria história.
Criar o hábito de ler desde pequeno é tarefa importante para o desenvolvimento da criança. Desse modo, o incentivo e auxílio do papai e da mamãe é fundamental para que sua linguagem se amplie, ajude a criar simbolismos e desenvolva a forma em que os pequenos vão se comunicar na medida em que forem crescendo.
Dica da psicopedagoga Carla Maia: Procurar sempre ler e colocar um livrinho na mão das crianças, desde bebês, como objeto de afeto, pois a criança se vincula a tudo que os pais trazem como importante e colocam amor.
Leave a Reply