O contato das crianças com a leitura pode ser estimulado desde cedo e proporciona diversos benefícios, como o aprendizado, melhor pronúncia das palavras e uma facilidade maior de comunicação. Nas escolas, além da contação de histórias, é possível incluir a literatura em atividades complementares por meio de projetos pedagógicos que iniciam ainda na pré-escola.
O projeto “Girolê”, da Creche Escola Gira Mundo, é um bom exemplo disso. É desenvolvido com os alunos do infantil 3 ao 1º ano do Ensino Fundamental I, para desenvolver o gosto pela leitura e o prazer de viajar no mundo da imaginação, por meio de uma diversidade de publicações e gêneros literários como contos de fadas, fábulas, narrativas, entre outros.
Na prática, o Projeto “Girolê” promove cirandas de leituras semanais que tem a participação direta das famílias dos alunos.
Gente, por aqui eu estimulo a Laís desde bebezinha a gostar de livro desde poucos meses, com o livro do banho. É claro que cada idade pede um tipo de livro específico. Depois que ela fez 1 ano, já consigo fazer mais leituras com ela. Uso muito um livrinho que veio com uma luva de bichinhos e a gente faz um fantoche.
Outra experiência legal que estou tendo é a assinatura do Leiturinha. Vale a pena conhecer. É um clube de assinatura que envia mensalmente alguns livros de acordo com a idade e perfil da criança. Estamos na fase dos livrinhos com desenhos grandes e que emitem sons. Sempre que chega, ela curte abrir o pacote junto comigo e mostro lá no nosso SNAP blogmamae2.0. Vai lá acompanhar a gente! =D
E por aí, estão lendo para os pequenos? Vamos em frente, sempre trocando experiências e aprendendo mais!
Beijos!
Leave a Reply