A nossa convidada de hoje é a psicóloga Heliane Pessoa, que vai falar das dificuldades e surpresas do período da gravidez, até o momento do parto. As dicas são para as mamães que podem se preparar para o que está por vir. Vale a pena a leitura!
O período da gravidez é marcado por experiências novas e únicas, consequentemente, a gestante percebe-se inundada de dúvidas, sensações e sentimentos variados e complexos. Para ajudar as futuras mamães a enfrentar de forma saudável esse período importante de suas vidas, reunimos dicas importantes de como lidar melhor com situações que possam gerar alterações emocionais comuns para cada período da gestação e do parto:
PRIMEIRO TRIMESTRE GESTACIONAL
Características: sentimentos de alegria, de melancolia, de medo e ansiedade. Um possível mal estar orgânico causado pelas modificações hormonais e pela adaptação psicológica a nova função na vida podem gerar um turbilhão emocional no início da gravidez. Pode ocorrer diminuição da libido. A relação afetiva primordial com a própria mãe e a relação do casal vão influenciar a percepção e o significado de estar grávida, bem como a sua condição emocional.
Dúvidas: Estou mesmo grávida? Será que vai “vingar”? Sentimentos comuns de aceitação-rejeição
Medos: Posso fazer esforço físico? Posso manter atividade sexual?
Dica: Consulte um médico obstetra e estabeleça uma relação de confiança para tirar todas suas dúvidas. Se possível vá acompanhada do pai ou um familiar, envolva-o desde o início.
SEGUNDO TRIMESTRE GESTACIONAL
Características: Período mais confortável e estável. Neste período já ocorreram mudanças físicas e hormonais e sua gravidez já pode ser sentida não apenas por ela como pelo parceiro ou família. Momento em que geralmente há uma elevação na auto-estima. Sensação comum de bem estar, afinal este é o período mais confortável e você pode realizar tranquilamente as atividades de sua rotina diária. Pode ocorrer sensação de culpa por existir algum desejo explícito ou implícito por preferência de gênero(mais nos casos de segundo filho)
Dúvidas: O bebê esta se desenvolvendo normalmente? Qual tipo de parto? Qual sexo do bebê? Como arrumar e organizar o quarto do bebê?
Medos: Relacionados à saúde do feto,
preparação para sua chegada, enxoval.
Dica: Aproveite esse período para cuidar da sua saúde, fazer atividade física de
acordo com indicação do médico, cuidar da alimentação, da qualidade do sono, divirta-se e participe dos eventos sociais.
TERCEIRO TRIMESTRE GESTACIONAL
Características: Pode ocorrer um aumento da ansiedade pelo medo do novo, do parto, da condição que a maternidade impõem devido a necessidade de atenção e cuidados que o bebê requer por sua fragilidade e dependência inicial. Nesta fase a grávida começa a sentir dificuldade de movimentar-se, de dormir, de manter atividade sexual. Este desconforto físico sentido pela gestante, no final da gravidez, acaba servindo para dar força e coragem para enfrentar o novo.
Dúvidas: Como será o parto? Terei algum problema no parto? O bebê vai nascer bem?
Medos: Relacionados ao parto, ao nascimento do bebê, aos preparativos para a chegada do bebê.
Dica: Faça cursos direcionados ao pós parto, aos cuidados com a sua saúde e do bebê. Se possível, leve um acompanhante que poderá lhe auxiliar com o bebê. Aproveite esse período para organizar as malas da ida a maternidade e escolher onde será o parto. Peça ajuda ao pai ou familiar para tomar as últimas providências e acertos necessários. Nesta fase é importante que o casal não perca o contato físico, o carinho, beijos e abraços e se por motivo da condição física não puderem manter relação sexual completamente, este é um período para retomar a fase do namoro. Procure manter a ansiedade sob controle, faça exercícios de relaxamento ou busque outros recursos que a ajudem a relaxar.
PARTO
Característica: A condição psicológica da gestante no momento do parto é influenciada pela capacidade de auto cuidar-se, além disso o apoio da família e o acompanhamento médico, vão dar um bom suporte.
Dúvidas: Serei uma boa mãe? Quem vai me ajudar nos cuidados? Vou conseguir dar mama?
Medos: Relacionados ao parto, ao nascimento do bebê, aos preparativos para a chegada do bebê.
Dica: Desenvolva pensamentos positivos e uma postura favorável a lidar com situações novas para o enfrentamento desse momento de sua vida. Se você se utilizar de uma maior rede de apoio, com recursos pessoais, sócio-econômicos, de conhecimento e informações, você terá uma melhor condição de enfrentamento para o momento do parto.
Leave a Reply