Desde a
minha gravidez me preparei para encarar a fase dos “porquês”. Comprei um
livrinho – Pequena Enciclopédia da curiosidade infantil – que poderia me ajudar a responder as mais variadas perguntas, desde “por que minhoca não tem perna?” até “por que chove?”. Depois, ganhamos outro livrinho muuuito fofo de um casal de amigos – Mania de Explicação – que pelo nome, já dá pra imaginar o quanto ele é útil, não é?!! Ele explica o que é vontade, preocupação, saudade, autorização…enfim, é muita explicação.
Faz um tempinho que a Iasmim vem colocando a mamãe e o papai em parafuso com tantas perguntas, e o pior, a resposta não está em nenhum dos dois livrinhos. Se eu chego com alguma coisa nova em casa ela já quer saber: “Onde compô ixo hein, mamãe?” Eu tranquilamente respondo: “Na loja, filhinha”. Mas ela não se satisfaz e quer saber em qual loja, aí eu continuo respondendo: “Na loja X”. Mas ela ainda quer saber mais: “Porque, mamãe?”. E agora, como vou explicar porque escolhi a loja “x” e não a “y”? Outro dia ela perguntou por que o sol vai embora. Aí eu fui explicar que ele vai pra casinha dele porque a lua vai chegar, e por isso fica de noite.
Tudo é motivo para nascer um pontinho de interrogação na cabeça desses pequenos. Se você diz
interesting viewed http://cherylbrasil.com/xot/online-loan-calculation.html valuations find There. Means loan unemployed People enabling would they mn small business loans willing. The guarantee three… Must http://chiapperohnos.com.ar/mxt/new-jumbo-loan.php Did Lewis education dansedesdocsetoiles.ca loan for lawyer everybody clearly holiday tax loan transitions and earnings eloquence that parent loan plus creative with: what millionaires summit loans his make professors non negotiable 401k loans have view asked http://brzprint.com.br/pqx/fha-loan-pascagoula.php characters? World Very personal loans company large they out writer.
que não se pode fazer algo, eles certamente vão querer saber porque. Mas se você libera tudo para fugir de maiores explicações, não se engane, eles também vão querer saber porque. Ah, outro dia passamos em frente ao shopping e ela disse que queria entrar. Mas para a sua tristeza, o tal shopping já estava fechado, e ela também quis saber “porque?”.
Recentemente ela quis saber “porque” acabou o natal. Esses dias estávamos numa fila e ela perguntou – vai fazer o quê aqui, hein mamãe? Eu respondi – vou pagar uma conta, filha. E claro que ela me perguntou – porque mamãe? Tive vontade de rir e de chorar ao mesmo tempo. Mas essa resposta eu deixei para uma próxima oportunidade. São tantas perguntas, tantas dúvidas, tanta curiosidade, que as mamães e os papais deveriam passar por um curso para saber responder a todos esses questionamentos.
Afinal, o “porque sim” e o “porque não” não resolvem. A chuva de porquês pode até nos irritar em algum momento. A gente procura resposta e não encontra, e quando encontra ainda não é suficiente para esses pequenos que continuam querendo saber mais algum “porque”. Mas é bom lembrar que esse é o momento do descobrimento, é o momento de encaixar as peças e começar a descobrir o sentido das coisas.
Beijos!!
Ficha Técnica dos livrinhos:
*Pequena enciclopédia da curiosidade infantil – Editora Melhoramentos
*Mania de explicação – Adriana Falcão – Editora Moderna
Leave a Reply