Bom dia, mamães!
Hoje vamos falar de um assunto que é de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento da criança: seu primeiro contato com a creche. E dessa vez, teremos a ajuda da mamãe, Melina Mourão, que irá dar algumas dicas e orientações sobre o assunto e também, compartilhar suas experiências como mãe do João Pedro. 😉 <3
Nós sabemos que o primeiro contato e adaptação na creche exige muito dos papais e da criança. Não é fácil o processo da primeira separação, pois a criança deixa o lar e passa a explorar um mundo novo e cheio de surpresas.
Como os pequenos são acostumados a terem uma relação de confiança com o núcleo familiar, eles podem demorar um pouco a se adaptar com um adulto, até então, estranho, e com um ambiente nunca visto antes.
O que devemos fazer? É muito importante que os pais estejam seguros quanto a instituição escolhida, pois caso transpareça insegurança para a criança, o processo de adaptação se torna mais difícil.
Outas dicas: Visite antes a escola; procure se informar como funciona o processo de adaptação, como é a alimentação, qual a equipe que a escola selecionou para auxiliar nesse processo, visite a salinha que o pequeno vai frequentar e o leve junto para que ele vá se ambientando. Feito isso, é um passo muito importante para o processo de familiarização do novo meio.
Baseando-se na experiência da mamãe leitora, Melina Mourão, nos contou que sempre teve muita insegurança em deixar seu bebê sozinho na creche e que só ficou aliviada quando se sentiu 100% segura com a instituição e seus funcionários.
“Eu tive muita insegurança ao deixar o João Pedro sozinho na sala então fiquei uma semana com ele na sala e mais uma semana deixando só uma ou duas horas na escola e indo pegar. Quando me senti 100% segura com a professora, resolvi entregar o meu pequeno e deixar uma tarde inteira. No dia seguinte, ele passou a dar os braços para a professora, então percebi que estava adaptado e fiquei tranquila. Esse processo cauteloso é muito importante e significativo para a segurança do pequeno como pessoa e para que ele não sinta a sensação de abandono. Ele precisa sentir prazer em estar na creche, se não tudo se torna sofrido para ele e para nós pais também”, conta Mel.
Desse modo, não deixe de acompanhar cada passo do seu bebê e passar o máximo de segurança para deixá-lo protegido! Assim ele vai se sentindo a vontade e se adaptando com o novo mundo.
Fonte de inspiração e pesquisa: @soumaeprasempre, IG da mamãe leitora, Melina Mourão. 😉
Um ótimo final de semana para vocês,
Beijinhos.
Comments
google down
23/05/2015Encantada com cada postagem do blog! Amei o resultado deste. #mamaeleitora