Meu bebê está internado na UTI e agora?

Depois de tanta espera e ansiedade, e chegada a hora do nascimento. E claro que nenhuma espera que algo aconteça com o bebê. O desejo e que ele chegue esbanjando saúde, mas infelizmente, sabemos que alguns bebês vão precisar de um cuidado a mais ainda mesmo no hospital. Pensando nas mamães que poderão passar por essa situação, conversamos com a Dra. Monique Montezuma, médica residente em Pediatria.

As principais causas que podem levar um bebe para internação em UTI neonatal são pele amarelada, desconforto respiratório, infecção ou prematuridade. De acordo com a médica, os bebês que estão internados numa Unidade de Terapia Intensiva Neonatal geralmente mudam rapidamente o quadro clinico. Por conta disso, é difícil responder aos pais quando terão alta. É preciso ter paciência e confiar na equipe médica.

Conhecer quem está cuidando do bebê é fundamental. Procure saber o nome do médico, da enfermeira e auxiliar de Enfermagem. Isso torna o cuidado mais humano tanto para o cuidador como para quem está sendo cuidado.

Participação dos pais

Os pais devem participar dos cuidados do bebê na UTI. Peça para ajudar a trocar a fralda ou dar banho, vai tornar o cuidado quando chegar em casa mais tranquilo.

Direitos dos pais

Pai e mãe tem direito de permanecer dentro do leito onde está o bebê na UTI no momento que desejarem. Outros familiares não podem, pois aumenta o risco de infecção.

Diálogo

Converse com seu bebê. Sua voz acalma e diminui o estresse dele enquanto estiver na UTI. Além disso, estabeleça contato com ele próximo como carinho, conversa e colo durante os procedimentos dolorosos. Já foi comprovado que diminui a dor do bebê.

Pergunte

Se seu bebê estiver num quadro mais grave, pergunte ao medico que o acompanha se tem risco de morte ou de sequelas. Sabemos que são perguntas difíceis de responder e se você perguntar, o medico saberá que está pronta para ouvir.

Se não entendeu algo, pergunte novamente. O médico tentará lhe explicar da melhor maneira possível mas ele precisa saber se compreendeu. E se a dúvida surgir durante o dia, anote para não correr o risco de esquecer.

Quando o bebê receber alta da UTI, tire todas as dúvidas sobre os cuidados especiais que ele possa precisar vir a ter.

Cuidados pós alta

Após a saída do hospital, os pais devem tomar alguns cuidados especiais.

  • evitar mudanças climáticas, manter o ambiente arejado, evitar aglomerações, evitar pessoas doentes, lavar a mão ao pegar no bebe e ao preparar alimentos
  • É importante também manter aleitamento materno exclusivo, além das vacinas em dia e higiene adequada.
  • O bebê deve dormir em berço com colchão firme, poucos cobertores e travesseiro pequeno e firme. É importante também evitar protetores de berço, bichos de pelúcia e dormir de barriga para cima para evitar a morte súbita do lactente.
  • Ter atenção aos medicamentos prescritos, bem como os horários e doses
  • Atenção a sinais de risco como hipoatividade, demência, choro fraco ou intenso, palidez ou cianose ( ficar roxo), parada respiratória, cansaço, sucção fraca, recusa alimentar, vômitos, distensão abdominal, diarreia, tremor, convulsão e febre.

Sempre que sair com o bebê, levar a cardeneta de saúde.

Assinaturas_Mamães2ponto0_MoniqueMntezuma

More about nteixeira

Comments

  1. Responder

    Gente, a Monique ainda é residente mas segundo a minha mãe já é uma pediatra de mão cheia! Sabe tudooo!!!

    As dicas são ótimas, mas eu espero nunca precisar delas! Hehehe

    Beijinhos!!!

  2. Responder

    Queria saber se numa uti pediatrica a mãe pode trocar a fralda de sua criança?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *